sexta-feira, 1 de julho de 2011

Da Tropa de Elite da Polícia Militar para o Vila Velha Tritões

Touro, fullback do Vila Velha Tritões, tem 1,77m e 105kg. É pequeno, comparado à maioria dos "brutamontes" do futebol americano. Mesmo assim, costuma arrastar meia dúzia de adversários quando tem a bola. E promete dar mais um show amanhã, a partir das 14 horas, no Estádio do Tupy, em Vila Velha, quando o Tritões estreia no Torneio Touchdown contra o Botafogo Mamutes (RJ).

Não é para menos. Touro, ou melhor, Cristiano Santos faz parte de uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), a Rotam (Rondas Ostensivas Tático Motorizadas), uma espécie de "tropa de elite", no jargão popular. Força extra que estará mais uma vez a serviço do Tritões na luta pelo bicampeonato.

O dia a dia pesado na Rotam o ajuda nos campos. E vice-versa. "Há várias habilidades em comum necessárias às duas áreas. Há semelhanças. A visão panorâmica, em 180 graus, o pensamento rápido, a agilidade para passar em locais apertados, como em becos no caso da Rotam, e pelos espaços que o adversário deixa, durante o jogo", comenta Touro.

Coincidentemente até, o período em que ele entrou para a polícia foi o mesmo em que começou a jogar futebol americano. "Comecei a jogar em fevereiro de 2008 e entrei para a PM dois meses depois. Na Rotam estou desde janeiro deste ano".

Brincalhão por natureza, Touro sabe separar bem a tradicional zoação do momento do jogo. Líder no quesito motivação, sua preleção não chega a ser como a de um Capitão Nascimento, mas costuma elevar o astral.

"O estilo é o mesmo. Vou a campo como se estivesse indo a uma guerra. É vida ou morte", conta Touro, que revela ainda que em breve o Tritões pode "recrutar" mais dois policiais. "Alguns na polícia acham curioso, dizem que sou louco, mas dois gostaram e falaram que vão vir treinar um dia desses".

Fonte: GazetaOnline

Nenhum comentário:




Copyright
© 2011 Futebol Americano ES