terça-feira, 30 de março de 2010

I Copa Tritões de Futebol Americano Feminino

Foi divulgado ontem (29) o regulamento da I Copa Tritões de Futebol Americano Feminino a ser disputado nos dias 01 e 02 de maio, em Vila Velha. O torneio seguirá as regras da NFL para uma disputa da categoria 9x9 da modalidade de grama. O documento já se encontra em análise pela diretoria dos times cariocas, que verificam as possibilidades da participação no torneio.

Segundo uma das responsáveis pelo time carioca Saquarema Big Riders, Renata Duarte, “Estamos indo com uma expectativa boa com relação aos jogos, temos um bom elenco, desde jogadoras que jogam há seis anos, até novatas que irão estreiar e surpreender no torneio. Sabemos que os jogos serão duros como sempre, mas estamos indo com meta de vitória, vencendo ou não daremos nosso melhor”.

Já para a representante da equipe carioca Botafogo Flames, Viviane Santos, a organização do campeonato faz toda a diferença: “Tem tudo pra ser um grande campeonato, a organização esta sendo maravilhosa, esclarecendo todas as duvidas e ajudando as equipes de fora com todo o apoio possível, pois são conhecedores das dificuldades encontradas pelas equipes pra se deslocar de uma cidade pra outra”.

Sobre a qualidade dos times e o nível dos jogos, Viviane afirmou: “Nossa expectativa é que seja um excelente campeonato, com muitas emoções e jogos disputados ponto a ponto, afinal estão indo equipes fortes e experientes. Toda equipe quer vencer seus jogos e principalmente o campeonato e nos do Botafogo Flames não seremos diferentes, vamos em busca desse titulo pra nossa galeria”.

O objetivo da competição é dar maior destaque ao esporte no Estado e manter os times capixabas em disputas constantes com as equipes de nível nacional. “O futebol americano tem crescido no Brasil, e a equipe feminina já conta até com uma seleção, à qual cedemos três de nossas atletas. Nosso estado está na rota dos que esse esporte mais cresce, mas ainda precisamos de muito apoio”, afirmou o coach do Vila Velha Tritões, Bruno Araújo.

O regulamento está disponível aqui.

CENÁRIO
A equipe feminina do Vila Velha Tritões surgiu da união de duas ex jogadoras da equipe feminina Vitória White Sharks, Lyvia Cavalcanti e Vau Dault, em prol da diversificação do futebol americano de areia no Espírito Santo. Ambas estavam insatisfeitas com o ritmo de treinamento e decisões administrativas do time no qual jogavam, tendo culminado na saída de Lyvia do time em Setembro de 2009, e posteriormente de Vau, no final de Novembro do mesmo ano.

Ao montarem a linha ética e de treinamentos do novo time as jogadoras notaram as semelhanças com o que já era aplicado no time Vila Velha Tritões e decidiram procurar Bruno Araújo, Head Coach do Tritões, para propor inicialmente que ele fosse o coach do time, mas a conversa caminhou até resultar na junção com a equipe masculina. Após a reunião com Bruno, nasceu o Vila Velha Tritões Feminino, que se encontra em ritmo intenso e regular de treinamento, tendo seus esforços culminado na convocação de duas de suas jogadoras para a seleção brasileira feminina, Kariny Soares e Raquel Viana (Leão e 9 horas). Posteriormente, Keila Casasanta, a Full Back do Tritões também se juntou ao grupo na seleção.

Logo no primeiro treino foram destaque absoluto no grupo da seleção brasileira. Os treinamentos foram realizados na Quinta da Boa Vista, na capital carioca, e foi viabilizado por recursos disponibilizados pela Tv Vitória para o patrocínio pleno de gastos. Nesse meio tempo, pelo mérito de caráter inquestionável, Kariny Soares foi convidada por Lyvia e Vau a compor a equipe administrativa e ética do time feminino.

Texto por Lyvia Cavalcanti

Nenhum comentário:




Copyright
© 2011 Futebol Americano ES